“O castigo que existe para aqueles que não se interessam pela política é serem governados por aqueles que se interessam”.
Arnold Toynbee, economista inglês do século XIX.

11 janeiro 2010

Hitler foi um bode expiatório

The Secret History of America

"Hitler foi um bode expiatório", diz Oliver Stone
por Clara Silva, Publicado em 11 de Janeiro de 2010 | http://www.ionline.pt/

As declarações de Stone foram feitas durante uma entrevista da Associação de Críticos de Televisão, em Pasadena, na Califórnia, onde foi exibido o trailer da sua mais recente obra: a mini-série de dez horas "The Secret History of America"

O realizador americano Oliver Stone disse no domingo que o líder nazi Adolf Hitler foi um "bode expiatório fácil" ao longo da história.
Segundo o realizador, a sua nova mini-série "The Secret History of America", que irá estrear até ao final do ano nos Estados Unidos, vai mostrar como as corporações americanas se envolveram no financiamento do partido nazi alemão.
"Não podemos julgar as pessoas apenas como 'más' ou 'boas'. [Hitler] é o produto de uma série de acções. É uma relação de causa e efeito. Muitos americanos não entendem a ligação entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais", disse Stone.
O realizador de filmes polémicos como "Assassinos Natos", "JFK" e "W" fez comentários sobre outras figuras da Segunda Guerra, como o então presidente soviético Estaline. "Não quero pintá-lo como um herói, mas tento fazer-lhe uma representação mais factual. Lutou contra a máquina alemã mais do que qualquer pessoa", afirmou Stone.
A mini-série será exibida este ano no canal pago Showtime e Stone já está à espera de reacções negativas por parte dos políticos norte-americanos.

in http://www.ionline.pt/conteudo/41360-hitler-foi-um-bode-expiatorio-diz-oliver-stone