“O castigo que existe para aqueles que não se interessam pela política é serem governados por aqueles que se interessam”.
Arnold Toynbee, economista inglês do século XIX.

26 março 2010

Líderes dos 27 nomeiam Vítor Constâncio vice-presidente do BCE

Bruxelas, 26 mar (Lusa) - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos em Bruxelas, nomearam hoje formalmente Vítor Constâncio para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos, com início a 01 de junho.

"O Conselho Europeu nomeou Vítor Constâncio como vice-presidente do BCE", lê-se nas conclusões hoje aprovadas pelos líderes europeus, no segundo e último dia da cimeira realizada em Bruxelas.

Os ministros das Finanças da zona euro designaram a 16 de fevereiro último Vítor Constâncio para ocupar o lugar de vice-presidente do BCE, tendo o Conselho do BCE dado a 04 de março, em Frankfurt (Alemanha), um parecer positivo à designação do governador do Banco de Portugal.

A concluir o processo antes da nomeação formal de hoje, o Parlamento Europeu deu na quinta feira o parecer favorável, não vinculativo, à designação de Vítor Constâncio, através de uma votação em sessão plenária, seguindo a recomendação da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários da assembleia.

FPB/ACC/IG.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim

Retirado de noticias.pt.msn.com